
A locação de imóveis é uma fonte de renda que sempre possuiu muita demanda. Mas para que o negócio seja de fato rentável, é preciso que o processo de locação seja feito de forma segura, tanto para o proprietário quanto para o locatário.
Se você já se perguntou quais são as vantagens de alugar o seu imóvel por intermédio de uma imobiliária, este texto te dará bons motivos para deixar todo o processo de locação nas mãos desses profissionais especializados em mercado imobiliário.
Razões para contratar uma imobiliária
Se você pretende alugar um imóvel, deve entender primeiro que existe todo um processo de locação que avalia as condições do inquilino para minimizar as chances de inadimplência. Os profissionais do ramo imobiliário possuem condições para identificar dentre muitos contatos interessados em alugar o seu imóvel, aqueles com melhores condições para manter seus compromissos.
Outra vantagem é que, ao decidir alugar seu imóvel, você precisará precificá-lo de acordo com seu valor no mercado imobiliário. Não se trata de pedir qualquer valor e esperar que alguém se interesse. Quanto mais tempo seu imóvel ficar vago, menor será o retorno do seu investimento. Por isso, um profissional especializado no mercado imobiliário saberá avaliar o valor do seu imóvel para propor um preço competitivo. Assim você não correrá o risco de cobrar um valor muito abaixo e ter prejuízo, tampouco cobrar um valor muito alto e passar meses sem um inquilino.
Para quem preza por segurança na hora de alugar, contratar uma imobiliária é a escolha certa! Quando o locatário faz o primeiro contato com a imobiliária, você tem a sua privacidade garantida. Não precisa fornecer seu nome e endereço do imóvel a um desconhecido nem precisará acompanhar a visita se não quiser, a imobiliária cuidará disso para você. A segurança também se estende a todo o processo, com criteriosa análise de documentação e elaboração de contrato.
E por fim, um dos motivos mais importantes para contratar uma imobiliária: a divulgação. Já ouviu aquela famosa frase que diz que tempo é dinheiro? Então lembre-se que cada dia de imóvel vazio significa prejuízo para o seu proprietário. Assim, ter agilidade na hora de alugar é primordial. Uma imobiliária fará ampla divulgação do seu imóvel, com fotos e vídeos dele. A visibilidade de um imóvel para locação é muito maior em um site que reúne várias opções e cujo público já está predisposto a conhecê-lo. Isso sem falar que as imobiliárias investem em anúncios para que o alcance seja ainda maior, algo que é muito difícil de fazer para quem aluga por conta.
Então, depois de conhecer todas essas vantagens, saiba que a Aquáriu’s Imobiliária possui uma equipe especializada no ramo imobiliário, com profissionais sempre atualizados e prontos para oferecer suporte do primeiro contato até o término do contrato. Converse com um de nossos consultores sobre as condições para alugar seu imóvel e não perca tempo! Deixe nossos especialistas cuidarem de toda burocracia para você.
8 vantagens de colocar imóvel para alugar na imobiliária!
O investimento em imóveis é uma excelente forma de ter mais rentabilidade. No entanto, tratar a locação diretamente com o inquilino traz uma série de riscos, como a não garantia de recebimento e o não pagamento de impostos e taxas de condomínio. Por esse motivo, colocar imóvel para alugar na imobiliária é a melhor alternativa.
Quando uma empresa especializada faz a intermediação do negócio, você tanto poupa tempo e trabalho como tem mais comodidade e segurança para o recebimento dos aluguéis e para a manutenção do seu imóvel. Então, neste post, listamos as principais vantagens de contar com o apoio e os serviços de uma imobiliária. Acompanhe!
1. Conhecimento de mercado
Os corretores têm experiência e conhecimento do mercado imobiliário. Logo, são capazes de analisar todas as características de uma propriedade para determinarem com isenção o valor real do imóvel e o preço adequado para a locação.
Cobrar um preço muito acima da média faz com que seja difícil encontrar um inquilino. Por sua vez, cobrar a menos prejudica a rentabilidade do proprietário, que poderia lucrar mais com o valor adequado da locação.
As imobiliárias são obrigadas, por lei, a fornecerem todas as informações solicitadas pelo cliente. Desse modo, há mais segurança na transação.
2. Elaboração de um contrato sem falhas
O setor imobiliário tem uma legislação bastante específica e pode parecer complexa para quem não tem familiaridade com o assunto. É preciso que o contrato contenha informações essenciais para evitar possíveis conflitos entre locador e locatário, tais como: valor mensal, reajustes aplicados, pagamento de tributos, sanções em caso de impedimento, entre outros.
Assim, muitas imobiliárias contam com um setor jurídico responsável por elaborar um contrato. Isso assegura a validade do documento perante a lei, e o respaldo, caso seja necessário. Além de esclarecer quais os direitos e deveres de cada parte, também garante que eles sejam atendidos.
3. Mais facilidade para alugar
A divulgação é a chave para encontrar pessoas interessadas em sua propriedade. Ao colocar imóvel para alugar na imobiliária, a empresa se encarrega dessa parte. Ela publica o espaço em sites específicos, com fotos apropriadas e com toda a descrição necessária para conquistar inquilinos.
Os profissionais do setor têm um grande diferencial, que é o conhecimento técnico da divulgação. Ainda, recorrem a diversos tipos de anúncio, tanto online quanto offline. Ao utilizar estratégias eficientes de propaganda, há maior visibilidade e maior alcance para o público.
4. Certeza do recebimento
Um dos grandes riscos que uma pessoa corre quando disponibiliza um imóvel para locação é a inadimplência. Ninguém deseja ter prejuízo em transações que devem servir como investimento lucrativo, não é mesmo? Por isso, a Lei do Inquilinato prevê diversas formas de garantias locatícias.
Vale lembrar que é preciso escolher somente um dos tipos para constar no contrato de locação.
O principal objetivo dessa proteção é garantir ao proprietário que ele receberá os valores dos aluguéis corretamente. Para o inquilino, serve para provar que ele tem condições financeiras de arcar com o compromisso assumido. Ou seja, garante a transparência e a obediência ao contrato para ambas as partes.
5. Prevenção contra ações judiciais
Caso o inquilino não arque com o pagamento de taxas condominiais ou IPTU, será cobrado do proprietário. Muitas vezes, uma ação judicial é movida para isso.
Ao contar com os serviços de uma imobiliária, esses valores são cobrados por meio de boletos e a empresa se encarrega do pagamento. Isto é, as despesas são cobradas pela imobiliária, que retém o carnê e cobra junto com o aluguel.
Dessa maneira, evita-se não apenas esse tipo de inadimplência, mas também eventuais ações na justiça e todos os transtornos gerados em sua decorrência.
6. Realização de vistorias
Vistoriar um imóvel antes da entrega das chaves para o inquilino e após sua saída é uma tarefa extremamente importante, capaz de prevenir prejuízos e sérios problemas. Logo, deixar tal responsabilidade por conta de profissionais habilitados é muito mais conveniente e seguro.
Esse procedimento certifica e registra em contrato as condições dos bens que compõem o imóvel, como pisos, revestimentos, portas, janelas, instalações hidráulica e elétrica etc.. Assim, ao final do contrato, será possível verificar se o imóvel se encontra nas mesmas condições em que foi entregue.
Esse é um meio de assegurar que seu imóvel estará conservado ou, caso contrário, que seja entregue a você da mesma forma como foi disponibilizado ao locatário.
7. Facilidade no pagamento
O pagamento mensal do aluguel é uma das partes que mais gera conflitos e desgastes entre locador e inquilino. Por vezes, há problemas com relação à data para que isso seja feito. Ou, ainda, o locatário não encontra o proprietário para realizar a prestação devida.
Contudo, uma imobiliária oferece mais facilidade de pagamento ao inquilino. Ao administrar seu bem, ela oferece diversas formas de pagamento ao locatário, recebe o valor, faz o repasse a você, cobra e busca acordos em casos de inadimplência. A empresa também acompanha o pagamento dos encargos relacionados à locação.
8. Mais economia
Há quem pense que terá mais despesas se colocar imóvel para alugar na imobiliária. No entanto, como vimos, trata-se de uma transação que envolve uma série de detalhes. Qualquer erro no contrato pode gerar grandes prejuízos. Ações judiciais, não pagamento do aluguel, danos no imóvel, impostos, taxas e encargos são apenas alguns dos possíveis problemas de optar por alugar seu imóvel diretamente para o inquilino.
Já se convenceu de que colocar imóvel para alugar na imobiliária é o melhor a fazer? Pois agora é o momento de procurar uma que seja de confiança para ter um processo seguro. Nesse sentido, é fundamental verificar pontos como o registro no CRECI, a reputação da empresa e as referências. Nós da Aquáriu’s Imobiliária atendemos aos requisitos e podemos ajudar você com profissionalismo, capacidade e eficiência para administrar seu imóvel e fazer sua rentabilidade aumentar.
Quer entender melhor como obter mais lucros com investimento imobiliário? Então, aproveite a visita ao blog e aprenda como fazer a gestão de aluguéis para gerar lucratividade.